Poli lança curso sobre inovação em plataformas móveis
A Escola Politécnica da USP recebe, no dia 29 de agosto, às 10h, o evento “Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel” para profissionais das áreas de desenvolvimento de pessoal, treinamento, educação corporativa, entre outras, quando será apresentará o novo curso de extensão da Poli/USP, de mesmo nome do evento.
O evento contará com três palestras, e a primeira vai apresentar o panorama do casamento entre telefonia celular e os microcomputadores que gerou a atual Computação Móvel. Já a segunda palestra vai expor uma tecnologia desenvolvida no MIT Media Labs para programação de APPs Android por profissionais de todas as áreas – não necessariamente envolvidos com Tecnologia da Informação. Por fim, a terceira apresentação irá discutir como capacitar os profissionais das áreas fins das empresas, para analisar de maneira inovadora os atuais processos de trabalho e empreenderem modificações baseadas nas novas possibilidades oferecidas pela Computação Móvel.
Segundo o professor da Poli/USP, Sadalla Domingos, o evento é dirigido para os profissionais das empresas responsáveis por desenvolvimento dos recursos humanos, muitos dos quais envolvidos nas universidades corporativas, gerentes de Inovação, etc. A inscrição pode ser feita através do site www.pcs.usp.br/cursoapp/. O evento é gratuito, mas existe um limite de vagas em função da capacidade do auditório.
O curso de extensão “Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel” é feito especialmente para que os profissionais das áreas fins das empresas – engenheiros de petróleo na Petrobras, engenheiros de saneamento na Sabesp, entre outros – aprendam a programar ou conceber os programas dos smartphones e tablets Andriod. A ideia é que essas pessoas sabem melhor que os analistas de TI sobre suas necessidades. Aprendendo a raciocinar em termos computacionais poderão dialogar melhor com os Departamentos de TI para encomendar os APPs imaginados ou até prototipados por eles.
Segundo os coordenadores do curso, este é útil para profissionais das mais diversas áreas e níveis, inclusive no processo de formação de trainees, já que desenvolve um tipo especial de raciocínio computacional, aplicável na resolução de problemas em muitas outras áreas do conhecimento.
Esse curso propõe transferir para os profissionais do negócio, a identificação e modelagem de soluções baseadas em recursos da computação móvel. “As áreas de TI serão profundamente beneficiadas pelo aumento na qualificação do diálogo com seus clientes internos na organização”, explica Sadalla. “Por diversas razões as áreas de TI das grandes empresas têm tido dificuldade em responder de forma ágil os desafios dos aumentos simultâneos nas metas de produtividade e do nível de qualidade dos produtos e serviços prestados pelas empresas aos seus clientes. Mais de 70% das empresas mantêm equipes externas. Esse é o cenário de atuação da computação móvel. Os dispositivos móveis têm sido subutilizados por falta de aplicações (software) adequadas”, comenta o professor Sadalla Domingos.
O professor explica ainda que, se uma empresa tem problemas específicos e próprios da sua realidade local, é difícil esperar que surja uma solução “mágica” no mercado global de APPs, embora existam 600 mil aplicativos disponíveis no Google Play, já que eles são voltados para necessidades genéricas.
Serviço
Evento “Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel”
Data e horário: 29 de agosto de 2013, das 10h ao meio-dia.
Local: Auditória do Prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3 nº.158
Apresentações:
“Convergência Digital, Evolução e Situação Atual”
“MIT App Inventor, Histórico e Exemplos de Uso”
“Inovação e Empreendedorismo no Mundo Digital Móvel”