MBA da Poli/USP ensina a inovação aberta

A inovação é reconhecida hoje como uma fonte fundamental de vantagem competitiva para as empresas. No entanto, o conceito de inovação começa a ganhar novos significados com a introdução do open innovation – inovação aberta – em contraposição ao sistema fechado.
A inovação aberta é uma nova abordagem que considera que as empresas devam utilizar ideias externas em seu processo de inovação, além dos projetos gerados internamente. Foi pensando nisto que o MBA de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/Poli/USP) introduziu a disciplina Criação de Programas de Inovação: Open Innovation.
O objetivo da matéria é preparar os gestores e suas empresas para desenvolverem com sucesso projetos de inovação aberta através do aproveitamento eficiente dos recursos públicos e privados disponíveis para a inovação tecnológica. O curso desenvolve e aprimora os participantes nas seguintes competências:
– elaborar propostas para captação de recursos públicos e privados para projetos que estejam alinhados com as exigências dos editais;
– aproveitar de maneira eficiente os mecanismos de incentivo à inovação;
– prospectar, reconhecer, analisar e expor as oportunidades de inovação;
– identificar, concretizar e gerenciar parcerias para complementar competências e compartilhar riscos no co-desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica;
– selecionar as ferramentas para gestão de projetos e programas de inovação aberta;
– desenvolver um programa para implantação de uma estrutura de inovação aberta para a empresa.
Com as inscrições abertas até o dia 1° de julho, o MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços é o único curso do gênero no Brasil que trata, de forma integrada, disciplinas abordadas isoladamente nas escolas de engenharia, administração e marketing.
Com estrutura aberta, o MBA da Poli/USP oferece ao participante a possibilidade de escolher módulos que mais interessem à sua área de atuação. O curso é composto por uma disciplina obrigatória e outras 23 eletivas.
Outros módulos inovadores do curso são Vantagem Competitiva Pelo Design e TRIZ – Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos. Cada módulo é composto de 30 horas/aula, sendo a carga mínima de 420 horas/aula (14 módulos). O ano letivo é de quatro ciclos, cada um com cerca de dois meses e meio. O tempo previsto para a conclusão do curso de Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços é de um ano e meio a dois anos. As aulas são à noite, das 19h20 às 22h40.
Vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP, o MBA é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, engenheiro naval e administrador de empresas, com Pós-doutorado na Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha).
Veja a apresentação do módulo Open Inovation
Assista aos vídeos
Vantagem Competitiva Pelo Design
TRIZ – Teoria para a Resolução de Problemas Inventivos
Mais informações em http://www.pecepoli.com.br/PT/GEP/