A Engenharia Mecânica na Poli/USP e suas contribuições para a sociedade brasileira

Editado pela EDUSP. a obra é de autoria de Shozo Motoyama e Marilda Nagamini
Formar profissionais competentes e prover conhecimento tecnológico para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil é a missão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) desde sua fundação, há 120 anos.
Para contar uma parte desta história, o Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP lança, no próximo dia 6 de junho, o livro A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira, editado pela EDUSP e escrito por Shozo Motoyama e Marilda Nagamini. Na oportunidade, haverá uma mesa redonda com a participação de representantes da academia e dos setores público e privado para debater o futuro da engenharia no desenvolvimento da economia, da ciência e da tecnologia no Brasil.
A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira discorre sobre a atualidade do Departamento e sua relação com a Escola Politécnica, abrange a história de criação do curso desde a atuação de Paula Souza, a posterior criação da Universidade de São Paulo e o desdobramento em outros dois cursos, engenharia de produção e mecatrônica.
A pesquisa e o ensino no Departamento são analisadas nos três últimos capítulos, concluindo-se o livro com a apresentação das perspectivas para o futuro.
O livro tem prefácio do Prof. José Roberto Cardoso e apresentação dos Profs. Ronaldo de Breyne Salvagni, Celso Pupo Pesce e Jurandir Itizo Yanagihara.
MESA REDONDA
Para o lançamento do livro, a Poli organiza uma mesa redonda para debater as Contribuições da engenharia para o desenvolvimento e bem estar da sociedade brasileira.
O Diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, fará a abertura do evento. Estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do ex-vice-presidente de Engenharia de Produtos para América do Sul da GM, Pedro Manuchakian, do Diretor da FATEC de Sorocaba, Antonio Carlos de Oliveira, e do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Prysmian, Carlos Alberto Godinho. A mediação do debate será feita pelo professor Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP.
PROGRAMA
9h – Abertura
Prof. José Roberto Castilho Piqueira, Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
9h15 – Palestra
Professor Shozo Motoyama
9h30 – Mesa redonda
Mediação: Ronaldo de Breyne Salvagni
Convidados
Pedro Manuchakian
Marco Antonio Raupp
Antonio Carlos de Oliveira
Carlos Alberto Godinho
10h30 – Perguntas do público
11h30 – Coffee Break
PALESTRANTES
Diretor da Escola Politécnica da USP, possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e livre-docência em Controle e Automação pela Poli/USP. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Sistemas Complexos e dos Conselhos Superiores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA).
Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1971), pós-doutorado pela University of Tokyo (1975) e pos-doutorado pela Waseda University (1975). Atualmente é Professor Titular – FFLCH/USP da Universidade de São Paulo, Membro Titular da Cadeira nº15 da Academia Paulista de História.
Possui graduação em Engenharia Naval, mestrado e doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo, livre-docente em Engenharia Mecânica. Atualmente é Professor Titular da Escola Politécnica da USP, colaborador da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, colaborador da SAE Brasil – Society Of Automotive Engineers Brasil. É coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP.
Engenheiro Mecânico foi vice-presidente da Engenharia de Produto da General Motors América do Sul, onde trabalhou por mais de 40. Criou e implantou o Campo de Provas da Cruz Alta – CPCA, em Indaiatuba (SP). Estimulou o desenvolvimento da capacitação profissional da engenharia nas escolas, tendo sido o incentivador de implantação do programa PACE na Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo – USP, e na FEI, onde se formou.
Ex-ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, é doutor em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo. Foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e da Faculdade de Tecnologia de São Roque, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Possui grande experiência em gestão acadêmica de unidades de ensino superior de tecnologia e experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Produtos.
Diretor de Engenharia da Prysmian, possui graduação e mestrado pela Poli/USP. Tem grande experiência em Sistemas de Telecomunicações e Tubos Flexíveis e Cabos Umbilicais para Indústria de Petróleo e Gás.
SERVIÇO
Lançamento do livro e mesa redonda
A Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP e suas contribuições para a sociedade brasileira
Dia: 06 de junho, sexta-feira
Hora: 09 às 12h
Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, Av. Prof. Mello Moraes 2231 – Cidade Universitária, São Paulo
Informações: (11) 3091-5355 ou amasilva@usp.br
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.