• Entre em contato
  • Como chegar
  • Apresentação
    • O Departamento
    • Missão, Vocações e Visão
    • Histórico
    • Administrativo
    • Entre em contato
    • Como chegar
  • Membros
    • Corpo Docente
    • Corpo Técnico / Administrativo
  • Ensino
    • Graduação
    • Pós-graduação
  • Cultura e Extensão
  • Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Boletins Técnicos
  • Notícias
    • PME na imprensa
    • Artigos de Professores
    • Prêmios
  • Eventos
  • Oportunidades
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Pós Doutorado
Notícias do PME
Resultado da eleição para Representantes dos Funcionários junto ao CD
Representantes dos Funcionários no Conselho do PME
Automotiva
Poli-USP e UFABC realizam simpósio internacional sobre os desafios da produção de veículos elétricos e autônomos
SPSCHOOL

Design Thinking: modismo ou evolução?

Posted On 25 set 2014
By : Fabio Galvao
Comment: 0
Tag: design thinking, Paulo Carlos Kaminski, Poli-USP, Renato Vizioli, Universidade de São Paulo

Forjado em 1987 por Peter Rowe, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Harvard, o conceito de “design thinking”, ainda está envolto em muita euforia e modismos. Para mudar esta percepção e pensar o “design thinking” como algo academicamente sustentável e integrado às práticas globais de solução de problemas, os professores Paulo Carlos Kaminski e Renato Vizioli, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), apresentaram o estudo a “Evolução do “Design Thinking” e suas ferramentas”, no VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, realizado em Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 10 e 15 de agosto.

Os autores do trabalho identificam as características do “design thinking” metodologicamente, com comprovações, e defendem uma profunda revisão teórica para que ele continue a obter uma real vantagem competitiva e a criar valor agregado representativo ao usuário nos produtos desenvolvidos.

Kaminski e Vizioli destacam que “várias ferramentas ou técnicas surgiram na tentativa de melhor atender às necessidades dos profissionais que se encarregam do design”, mas muitas delas acabaram esquecidas ou englobadas por outras. Entre as que persistem e são utilizadas, eles elencam os mapas mentais, o design centrado no usuário, a prototipagem digital, o uso de modelos de teste simplificados, assim como o meio ambiente e a inclusão social ampla. Segundo eles, as atuais ferramentas do “design thinking” são importantes para definir “estratégias educacionais e de capacitação em empresas visando permitir uma inserção segura do Brasil neste novo cenário do design”.

Mapa conceitual e mapa mental (d)

Mapa conceitual e mapa mental (d)

Para os professores da Poli/USP, mais importante que o nome “design thinking” é fundamental compreender a evolução de design. “As diferenças entre o design convencional, que tradicionalmente se restringe à forma e à função definidos por um profissional com formação específica, e o “design thinking”, no qual características como o envolvimento do usuário e a percepção de seus desejos, o uso de ferramentas para captura de conhecimento e de experiências dos usuários, o uso de protótipos simplificados, a visão do problema como algo aberto e com soluções não triviais, a rigor distantes das médias estatísticas, parecem ser elementos suficientes para que haja uma distinção entre design e “design thinking” “, sustentam.

Kaminski e Vizioli destacam que a aplicabilidade destes conceitos no Brasil deve estar centrada em desenvolvimento de soluções de produtos e serviços. “A se tentar criar uma identidade como país, independentemente do setor cuja ênfase das soluções recaia, o Brasil precisa atentar para aspectos relevantes de sua cultura, ou seja, sua capacidade criativa, seus recursos abundantes e diversificados e suas vocações históricas”, sugerem.

Os professores da USP citam no estudo “Evolução do “Design Thinking” e suas ferramentas” as ideias do professor norte-americano Richard Buchanan sobre a estratégia da China em buscar sua identidade, saindo do modelo do design de artesanato, atividade milenar no país, e adotando um novo modelo de design, baseado em seus próprios valores, e atenta aos movimentos globais.

Paulo Carlos Kaminski e Renato Vizioli afirmam que o Brasil precisa de um grande investimento na área educacional e ter clareza sobre quais caminhos seguir. “A evolução da utilização do “design thinking” e a perspectiva de um limite, seja ele a integração em um grau mais global, os impactos nos níveis de consumo, os reais benefícios do ponto de vista dos usuários, das empresas, dos governos e do próprio ecossistema podem ser melhor percebidas em função da aplicação plena de seus conceitos e da análise de seus resultados, ou seja, das gerações de novos produtos e serviços e da forma como estes são absorvidos”, escrevem na conclusão do artigo.

Sobre o autor
  • google-share
Anterior

4ª Oficina de Carrinhos de Rolimã

Próximo

Aluno da Mecatrônica da Poli-USP é finalista do programa da Michelin melhor motorista universitário do Brasil

  • Notícias
    • PME na imprensa
    • Artigos de Professores
    • Prêmios
  • Eventos

Notícias por Categoria

Busca

Notícias por categoria

© - Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - 2023
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of ALL the cookies. However, you may visit "Cookie Settings" to provide a controlled consent.
Cookie SettingsAccept All
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR